terça-feira, 29 de julho de 2014

Que mundo é esse?

Acidentes aéreos, guerras, massacres, não há outro assunto nos noticiários. A ordem mundial está uma desordem, lideranças estão perdidas sem saber qual caminho tomar, este é o cenário. 
Uma coisa que aprendi na pós de Relações Internacionais é que a história é cíclica e nisso podemos tentar entender algo tão incompreensível: como os países cometem os mesmos erros, como não aprendem com seu passado manchado de sangue? Como os EUA, ONU e comunidade Internacional não aprenderam com o silêncio e inércia de ações em relação à Ruanda, Timor Leste e outros massacres? Criou-se uma doutrina, doutrina da intervenção humanitária para prevenir casos de limpeza étnica e o massacre de pessoas inocentes (Doutrina Clinton). Ora, não é isso o que temos visto em relação à Gaza? 

Até a atual data, depois de 21 dias de ataque, o resultado de mortes do palestino ultrapassa 1000, esse número é representado pela maioria de civis, dentre muitas mulheres e crianças. Inaceitável. Não basta viver em uma prisão a céu aberto, ser oprimido e humilhado diariamente, há ainda muito a sofrer.

O que me conforta é ver a multidão ao redor do mundo protestando, inclusive os próprios judeus, reivindicando ações das lideranças, a sociedade civil se unindo para tentar mostrar o caminho aos nossos "perdidos ou inertes" chefes de Estado: o caminho da paz. 

A intenção em escrever não é o de tomar partido ou apontar as inúmeras violações por parte do governo de Israel, já basta o que é dito todos os dias pelos telejornais e mídias sociais, a intenção é tão somente colocar para fora, timidamente, o que tá queimando aqui por dentro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário