quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Memórias de Teerã (Irã)

Há mais de 1 ano morando em Istambul -Turquia, ainda me fazem a pergunta: como você veio parar aqui? E aí tento dar uma encurtada e faço um pequeno resumo: "Estava morando no Canadá, aí fui fazer um curso de Direitos Humanos na França, conheci uma amiga iraniana que me convidou para visitá-la. Voltei ao Canadá, passei 2 meses no Haiti (liderando uma equipe de 9 alunos) e quando meu tempo no Canadá acabou voltei ao Brasil e decidi visitar essa amiga.

O Irã não é um desses paises que vem à mente quando a gente pensa em viagem. Eu nunca ouvi ninguém dizer "nas próximas férias, eu vou para o Irã". Na verdade, quando eu disse isso para meus amigos, de cara eles me perguntaram se eu estava louca!!!

Brasileiros precisam de visto, mas não é algo difícil de tirar. Você preenche um formulário, paga uma quantia, entrega seu passaporte e aí é só esperar. Feito tudo isso, recebi em casa meu passaporte com um visto para 15 dias.

Para falar a verdade, foi a primeira viagem que fiz com medo, não é um país fácil para viajar, principlamente sendo mulher e solteira. Também não é impossível, mas é importante tomar precauções, e prestar atenção à vestuária e comportamento. Importante também levar todo o dinheiro, não é possível sacar dinheiro, usar cartão de crédito ou fazer qualquer movimentação bancária por internet.

Fui para ficar na casa da minha amiga, mas depois de 4 dias, fui informada que deveria ir á um hotel porque seu pai estava chegando e não iria se sentir confortável com uma mulher na casa dele. Na hora fiquei um pouco chocada. Começou então a peregrinação para conseguir um hotel barato, com um banheiro "ocidental" e que aceitasse um mulher solteira.

E o hotel foi a melhor coisa. Pude sair e explorar a cidade, fazer novos amigos, me aventuar e desbravar a cidade. No final das contas valeu muito ter feito essa viagem. Os iranianos são bem hospitaleiros e educados.

A vestuária é algo que é preciso ter atenção. Mulheres devem cobrir a cabeço e é proibido usar vestuária que mostre a forma do corpo.


                            Achei a comido um tanto sem graça, em grande quantidade e sem sabor.

           mas o maior desafio mesmo foi esse: o toalete. Das poucas vezes que usei, molhei os pés de xixi.
                                                     É preciso se concentrar e ter equilíbrio.

                              Há muito lugar para se visitar em Teerã, os palácios são uma delas.
                                  Não estranhe contudo ao saber que turistas pagam mais caro.

                                              Há também lindas mesquitas que valem a pena visitar.

                   Definitivamente um dia irei voltar ao país das cores, bazares e de gente hospitaleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário