sexta-feira, 2 de agosto de 2013

REDES SOCIAIS ALÉM DE BATE-PAPO.

Hoje eu acordei de madrugada com uma mensagem do facebook. Isso porque coloco meu Ipod ao lado da cama e sempre que alguém manda mensagem privada pelo fb o aparelho toca. A mensagem era de um amigo que conheci no ano passado no curso de Direitos Humanos em Strasbourg (www.iidh.org) . Esse amigo é marroquino militante de Direitos Humanos em seu país. Na mensagem, endereçando a outras pessoas também, ele pediu para tirarmos fotos nossas com a seguinte mensagem : I´m _____ from ______ I denounce the royal pardon for the rapist of children in Morocco.

Tempo depois estava eu enviando minha foto com a mensagem solicitada. O assunto dizia respeito ao perdão do rei do Marroco a um pedófilo condenado por ter estuprado 11 crianças. O perdão foi feito por um acordo entre o governo da Espanha (nação do pedófilo) e Marrocos ( http://www.dailymail.co.uk/news/article-2382628/Fury-Morocco-king-pardons-Spanish-paedophile-raped-11-local-children.html#ixzz2ZoJUJ93u ).

Em pouco tempo minha foto estava sendo compartilhada pelos murais alheios, por meio de gente que também queria participar. 

O que acho interessante nisso tudo é o poder da informação nos meus atuais de comunicação. As redes sociais tem sido cenário não apenas de bate-papo mas também ferramenta para denúncia de violação de Direitos Humanos nas 4 cantos da terra, diminuindo assim as distâncias e tornando problemas regionais questões internacionais. A internet e as redes sociais compartilham lutas de povos, sofrimento e nos faz, mesmo que apenas online, sermos um só povo, aquele que quer o respeito aos Direitos Humanos, que deveriam ser universais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário